Cobogós


Imagem : alegrastudio.blogspot.com.br
Uma idéia brilhante que nasceu em Recife, isso mesmo, no Brasil por volta do século XX. É um elemento vazado, decorativo, de cimento, vidro, madeira, pedra ou cerâmica, muito usado para separar ambientes como a cozinha da área de serviço. Por ter ficado um pouco esquecido, agora ele volta com força e com novas formas de aplicação, cores e tamanhos.
O cobogó vem para dar privacidade a um espaço sem fechá-lo totalmente. Suas aberturas permitem dar continuidade à ventilação e que luz passe evidenciando seus desenhos. Facilidade na instalação e baixo custo são algumas características importantes desse detalhe.

Cada elemento vai apresentar melhor suas qualidades envolvendo o partido e a linguagem arquitetônica escolhida. Muitos arquitetos já fizeram uso de cobogós em seus projetos.


Casa Cobogó é o nome desta exuberante casa projetada pelo arquiteto paulistano Márcio Kogan, que recebeu o cobogó como principal elemento do partido arquitetônico. Ela é mais uma de tantas obras realizadas por ele.


Este desenho personalizado por um escultor austríaco traz iluminação e ventilação para o ambiente, que ainda é protegido por uma grande janela. Uma bela foma de amenizar e deixar a fachada diferente de qualquer outra.

Este projeto todo iluminado é da Casa Cor de Brasília. A iluminação quando decorativa agrega valore a uma obra como esta. O desenho geométrico é formado com cheios e vazios, demarcado pela cor alaranjada da iluminação que contrasta com o azul do céu.


Esta obra é de uma residência em Curitiba. Linda não é. Desenvolvida por uma empresa que trabalha com cobogós em várias cores, esta fachada neutra ficou moderna e muito bonita. O cobogó é um elemento que me convence a cada dia, pela sua praticidade, simplicidade e beleza. Pode ser colocado em ambientes fechados ou ficar ao ar livre como nesta foto.

Neste restaurante retrô em Curitiba, o cobogó vermelho participa da decoração como se fosse um quadro decorativo.


Esta mesa dos irmãos Campana é uma forma bem diferente de usar o cobogó. Achei linda e criativa. O design e a arquitetura permitem esses novos usos dos objetos e elementos decorativos. O mercado precisa e exige que qualidade, funcionalidade e imaginação andem juntas, e o resultado disto são móveis como este.

Imagem: labdecor.blogspot.com.br










Todo em preto, participa deste nicho criado para abrigar a pedra da pia. Não fecha o espaço e deixa a cor amarela do outro ambiente como cor de fundo deste lindo painel.















Veja esta sala integrada com a cozinha: uma sutil separação com cobogós. A atenção é para as cores dos móveis, por isso os cobogós são brancos acompanhando as cores das paredes.

2 Comentários

  1. onde posso encontrar essas peças de cobogó em curitiba? estou procurando mas os vendedores sequer ouviram falar no nome.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniela! Que bom que escreveu. Algumas peças a gente só encontra no fabricante mesmo. Aqui no blog tem fotos da Elemento V(elementov.com.br), empresa que trabalha com cobogós (também em Curitiba), mas se não conseguir falar com eles, é melhor procurar em outros locais, como São Paulo, e procurar saber sobre encomendas e fretes.

      (Veja estes sites: rusticosdelfavero.com.br
      ceramicamartins.com.br
      ambas de Tambaú-SP)

      endereço da Elemento V, em Curitiba
      ROSSI REVESTIMENTOS
      Rua Tapajós, 290
      Tel:(41) 3225-1070

      Espero ter ajudado! Beijos!!!!!!!!!!

      Excluir