Arquitetura de madeira...

A madeira é um dos materiais mais explorados na arquitetura. Esquadrias, móveis, estruturas de telhados e nos pisos, a madeira trouxe conforto e qualidade às residências, pela diversidade, quantidade e baixo custo.  Junto com isso vieram preocupações com o desperdício e hoje lutamos para que a sustentabilidade ressuscite as florestas e o clima. Cada tipo de sistema construtivo tem sua beleza e a madeira mostra a sua a cada construção.

A madeira é flexível, resistente e transforma uma obra em algo único, com perfeição.

Imagina este centro artístico francês, desenvolvido pelos arquitetos Shigeru Ban e Jean de Gastines. Este projeto foi engajado para mostrar produções artísticas e tem uma arquitetura de impacto muito bonita.


A estrutura do telhado é com madeira formando desenhos específicos e calculados para alcançar grandes vãos. Essa estrutura é inspirada em um chapéu chinês. Quando um arquiteto busca inspiração, ele pode encontrá-la nos elementos mais simples da vida. 


A membrana em cima da estrutura, protege a madeira da chuva e deixa os ambientes com temperaturas agradáveis.



Interessante como a madeira pode ser trabalhada e formar estruturas como estas. Adoro ver como alguns arquitetos conseguem tirar o melhor de cada material e explorar o limite deles sem perder a beleza natural e a arquitetura.
Imagem: arnewde.com
Outra vista do Museu. Esta arquitetura prova que os museus não precisam seguir sempre uma linguagem tradicional, fria e sem graça. Eles precisam de um visual que chama a atenção de todos que passam por alí e se é um centro artístico, ter espaço para atender vários tipos de atividades para grandes públicos.

Imagem: lfpr.wordpress.com
Esta foto de noite diz tudo, e revela o melhor da arquitetura em linhas desenhadas na membrana pela madeira.

Espero que tenham gostado, até a próxima!

0 Comentários