Patchwork...

O patchwork é uma técnica antiga que trabalha com retalhos. Pode ser usada em tapetes, estofados, cadeiras, roupas de camas, cortinas ou onde você preferir. Na decoração, até com os revestimentos dá para brincar com as cores e estampas diversas. Fácil e barato, geralmente com preenchimento para o tecido, o patchwork permite decorações inusitadas e personalizadas com bom gosto e criatividade.

Imagem: homeklondike.com
Ideias para os banheiros não faltam e cada uma é mais linda que a outra. Este tem azulejos com desenhos e tonalidades diferentes de verde. Eles estão sobrepostos formando este lindo painel.

Imagem: nskwood.net
Se não quiser usar em tudo para não deixar o ambiente cansativo, aproveite paredes menores então. Este banheiro tem o box todo revestido com azulejos diferentes e bem coloridos, combinando com a decoração rústica da casa de madeira.

Imagem: www.interiordesign-tips.com
 Para a sala, que tal um sofá como este? O rosa é a cor predominante deste lindo sofá. Perceba como elementos dourados, como a moldura do espelho, combina bem com a mistura de cores e estampas. Aproveite para repaginar cadeiras, poltronas, armários, mesas e gaveteiros com essa técnica.

Imagem: design-crisis.com
Esta outra sala luxuosa tem o azul para contrastar com o branco e o lindo patchwork para trazer alegria à decoração. Olha que legal: a luminária de piso tem as cúpulas coloridas, combinando com as cores do sofá.

Imagem: mydeco.com

Esta sala me chamou a atenção pela beleza e pela ousadia. O interessante do patchwork é que ele permite muitas possibilidades de combinações, sem a necessidade de repetí-las. Na sala tem sofá, poltrona, pufe, abajur, luminária de piso e candelabro no chão com patchwork. Adorei!
Imagem: www.viladoartesao.com.br
Para quem é mais discreto, olha que linda esta sala de jantar. O patchwork feito com pedaços de tapetes traz uma personalidade única à composição.

Imagem: www.apartmenttherapy.com
Esta sala tem uma decoração que mistura estilo e possibilitou introduzir elementos com patchwork, como as almofadas quadradas e em forma de bichinhos e no tapete.
  
Imagem: www.portaldeartesanato.com.br

Para dar movimento e sair um pouco das linhas retas do patchwork tradicional, esta sala tem patchwork na parede. Os recortes são orgânicos e possuem estampas com as cores da decoração da sala.

Imagem: evasabbado.blogspot.com.br
Imagine! Você pode fazer estas montagens na parede. O patchwork pode ser feito com papel de parede, tecidos, adesivos e pinturas. Os de tecido e papel de parede são mais usados. O patchwork dá movimento, traz cor e uma infinidade de texturas através dos tecidos, papéis e revestimentos.

Imagem: casaosfera.blogspot.com.br
O patchwork no chão é uma boa medida de reformular as cores do ambiente. Nesta cozinha, a paleta de cores tem preto, branco e vermelho para uma estilo mais moderno com mistura de elementos, como  a madeira, inox, ferro e o vidro.

Imagem: www.gemmbook.com

Os ladrilhos hidráulicos, tão famosos nos anos 40,  são ótimos para fazer composições como estas. Veja que na cozinha há uma porção de efeitos e aplicações para fazer. Nas paredes, no piso ou adesivando os armários, a cozinha fica bonita, colorida, com o seu estilo.
Imagem: harvardpress.typepad.com
Nos quartos, as aplicações também variam. Este tem patchwork na sua forma tradicional. Para cobrir a cama, nada melhor que um roupa feita na medida para ela. As almofadas e travesseiros também merecem atenção e podem ser revestidos com as mesmas estampas.

Imagem: www.viladoartesao.com.br
Olha que linda esta montagem. O patchwork foi aplicado neste painel curvo que acompanha a extensão do quarto pelo teto. As cores fortes evidenciam a decoração, que conta ainda com lindos lustres sob as mesinhas laterais. Para enfatizar o gosto pelo patchwork, as almofadas não podeiam ficar de fora.

Experimente, decore e boa sorte!

0 Comentários