Niemeyer...

Que pena perder um arquiteto como esse, que inspirou minha formação, que trouxe para a arquitetura um jeito diferente de mostrar a monumentalidade das curvas, com a sutileza, a graça e a leveza do concreto modelado, esculpido para ser visto. Cada arquiteto reflete em suas obras um sonho de morar bem, impressionar e fazer da paisagem um campo cheio de novos motivos para ser observado. Um Ser Brasileiro que nos deu orgulho e projetou ao mundo uma capacidade antes inimaginável. 

Imagem: pt.wikipedia.org

As obras de São Paulo são de grande estima para a cidade. Obras importantes, que estão ao nosso alcance  para serem observadas e preservadas. Este é o Edifício Copan de 1966, bem no coração de Sampa. Veja como o edifício se destaca no meio das outras construções.
Imagem: pt.wikipedia.org

Este é o Auditório, com projeto original de 1950 e inaugurado em 2005, completando o conjunto projetado por Niemeyer no Parque do Ibirapuera.
Imagem: www.arcoweb.com.br

Este é o Teatro Municipal de Araras, interior de São Paulo. Inaugurado em 1991, ele tem 466 lugares no auditório principal e 126 no auditório no subsolo.
Imagem: g1.globo.com
Uma das obras que mais me impressiona é o "disco-voador" de 1996 em Niterói-RJ. Uma linguagem interessante no encontro das curvas e na leveza da estrutura principal.

1
Memorial da América Latina em São Paulo, de 1989. Este é um dos grandes marcos da cidade. Ele expressou na mão de 6 metros de altura.

2
  Brasília não podia faltar né...rs. A Praça dos Três Poderes mais famosa do mundo. De 1960, este conjunto faz parte da mais importante obra do arquiteto.

3
Do Conjunto da Pampulha temos a  Igreja de São Francisco de Assis, de 1943, que recebeu críticas severas, mas sobreviveu e hoje mostra sua beleza, com direito a painéis de Portinari e paisagismo de Burle Marx.

4
Auditório da Universidade de Constantine, na Argélia, de 1969. Olha que linda essa "película" de concreto apoiada no chão.

5
 Catedral de Brasília, de 1958 que foi inaugurada em 1970. Linda e exuberante, tem suas curvas bem definidas para cima, apontando o céu.

6
 Este é o Espaço Oscar Niemeyer na cidade de Le Havre, França. Ele vai ser muito bem lembrado lá fora também.

7

Imagens de 1 a 7: veja.abril.com.br

Centro Administrativo em Belo Horizonte. Este edifício tem 146 metros de vão livre, podendo assim ser considerado o maior vão suspenso do mundo. Tá bom para você?
Imagem: www.secom.to.gov.br

Memorial Coluna Prestes de 2001, em Palmas. Achei lindo este detalhe no lado da construção.

Isso tudo é para fechar a semana com chave de ouro!
Beijos!!!!! 

2 Comentários

  1. Hi there, I log on to your blog regularly. Your story-telling style is awesome, keep it up!
    Visit my blog - vakantiepark bodensee

    ResponderExcluir
  2. Oh! Thanks for your comment, check back often!

    ResponderExcluir