Ateliê...tem um?

Oi gente!!! Vamos começar o Ano falando dos ateliês. Se você tem um espaço de criação, onde você pode soltar sua imaginação sem se prender e sem medo de ser feliz, então você tem um ateliê. A palavra francesa atelier, também é conhecida como estúdio, pois reúne uma infinidade de atividades em um mesmo espaço. O ateliê pode ser de fotografia, de artesanato, de pintura, de costura ou do que sua vida necessitar criar. Vamos ver alguns exemplos desses espaços cobiçados e divertidos que podemos ter em casa.

Imagem: lardulcilar.blogspot.com.br
Este é para espaços menores. E olha que charmoso que ficou com esta bancada de madeira bem centralizada na sala. Os nichos na bancada trazem praticidade e acomodam muito bem caixas e pequenos objetos. O branco das prateleiras contrasta com a parede escura de madeira. Abuse de cestos e caixas organizadores para colocar pequenos objetos.

Imagem: www.blogdaconstrucao.com.br
Para uma ateliê livre de obstáculos, esta opção traz a mesa em "L" sem armários, para facilitar o desenvolvimento dos trabalhos. A máquina de costura fica bem apoiada na mesa e tem espaço para aquelas que precisam de pedal. Rolos de tecidos podem ficar nas paredes, acompanhados de prateleiras e quadros estilosos de avisos.
Imagem: regianestuppmania.blogspot.com.br
Para uma ateliê maior e melhor equipado, a bancada pode ficar mais no canto para que o espaço central da sala fique livre de barreiras para transportar os trabalhos. Esta foto mostra que apesar de cheio de matéria-prima, a organização é essencial para que novos trabalhos surjam com criatividade. Repare no paneleiro antigo, que aqui é usado como suporte de algumas peças artesanais.

Imagem 1
A pintura da parede pode seguir as de escritório, em tons leves para momentos de maior atenção. Cada ateliê tem sua personalidade e isso influencia na decoração. Este tem um bela prancheta de madeira para pinturas e prateleiras estreitas para colocar as gravuras em pé.

Imagem 2
 Este ateliê de arte é grande, tem espaço para deixar as telas espalhadas e expostas, apenas encostadas nas paredes, mesas ou estrutura do próprio ateliê. Mas observe a limpeza do lugar. Não é porque é ateliê de arte que precisa ser necessariamente sujo. A bancada principal abriga os materiais para as pinturas.

Imagem 3
A iluminação natural sempre é bem vinda, principalmente em ateliês, pois facilita a secagem das peças. Neste, o lindo piso de madeira flui entre os espaços criados entre o mobiliário. Banquetas, mesa antiga de madeira e gaveteiros são o charme do lugar.  A iluminação artificial é feita por trilhos com spots, para direcionar as luzes.

Imagem 4
Este outro, de costura, é bem simples, tem uma bancada que segue o desenho da parede, uma mesa linda no centro e varal para deixar os tecidos à mostra. É muito comum vermos cavaletes, mesas de desenho e suportes específicos para cada atividade, como para esculturas e instrumentos de trabalho.

Imagem 5
Este ateliê é inspirador. Próprio para projetos de arquitetura, tem fotos e desenhos pendurados nas paredes, em cima da janela, bancada com gavetas e mesa para desenvolver os estudos. Cadeiras, mesas e bancadas com rodas são ótimas, práticas e permitem que o layout do ateliê seja mudado seguindo o ritmo e a imaginação de cada conteúdo produzido.

Imagem 6

Olha que legal este. Tem uma bancada cheia de gavetas com alturas projetadas para abrigar grandes gravuras. 
Imagem7

Este último é um ateliê de cúpulas. Dá até vontade de criar uma...mas a intenção é essa, que o ateliê te dê vontade de criar e permanecer nele por muito tempo. Espero que esses ateliês tenham te inspirado a ter novos ideais de espaço e organização.

1 Comentários

  1. Anônimo7/1/13 22:40

    Thanks for ones marvelous posting! I really enjoyed reading it, you happen to be a great author.
    I will be sure to bookmark your blog and definitely will come back later in life.
    I want to encourage you to ultimately continue your great work, have
    a nice afternoon!
    My homepage :: vakantiewoningen bodensee

    ResponderExcluir