As pérgolas servem para quebrar a incidência direta do sol, deixando a área externa de uma casa linda e fresquinha. Como abrigo com vidro ou policarbonato para dias chuvosos ou suporte para trepadeiras, o pergolado é um recurso paisagístico muito agradável e acessível. Madeiras como a Itaúba, Garapeira e de demolição são bem utilizadas. Mas há estruturas de eucalipto, concreto e ferro, vale a sua imaginação.
Imagem: romanceretro.blogspot.com
Veja os pilares de concreto que lindo que ficam cobrindo este caminho. Esta foto é de Portugal.
Este pergolado abriga a churrasqueira toda revestida de madeira e tem vidro laminado como cobertura.
Esta estrutura está abrigando o caminho externo de uma casa, acompanhando a linguagem de madeira usada nas aberturas e neste deck.
Imagem: hometrendy.org
Lembra da estrutura de ferro que eu tinha falado? Esta é uma delas. Linda, simples e curvada para dar mais movimento e sair do desenho tradicional de linhas retas de uma pérgola.
Imagem: hometrendy.org
Esta tem os pilares inclinados, apoiados nesta base de madeira formando desenhos; dá uma ar mais moderno além de ficar diferente. Olhe o tecido aplicado como um forro para amenizar a luz solar e deixar o espaço mais fresco sem perder a claridade.
Imagem: flores.culturamix.com
Esta pérgola tem uma solução interessante: é composta por 2 pórticos próximos e de tamanhos diferentes, que suportam a estrutura das vigas de madeira. Esta é uma opção muito boa para pequenos espaços externos, pois o espaço fica livre sem pilares obstruindo a passagem.
Imagem: aschaeferecia.blogspot.com
Esta estrutura é de eucalipto tratado. Existem empresas especializadas para isso, pois são projetos que merecem atenção.
Imagem: cobrire.com.br
Veja como o paisagismo ganha harmonia com a madeira das pérgolas que delimitam espaços de lazer com banquinhos de concreto.
Espero que tenham gostado, bjins!