Apartamento para idosos...

Em tempos de pandemia, onde a criançada e os idosos precisam ficar mais tempo em casa, é preciso adaptar a casa para eles. Hoje vou mostra o projeto da arquiteta Flavia Ranieri mostrado na CASACOR São Paulo de 2018. Trata-se de um projeto com conceitos de casa segura para os idosos, que precisam de uma casa acessivelmente segura para viver. Bora ver o projeto!!!

Olha que legal a planta. É um apartamento tipo stúdio, pequeno de 45 m² que ganhou em sofisticação e riqueza de detalhes.


A cozinha é mínima e está reduzida a uma parede onde tem geladeira, cooktop, forno, pia e prateleiras superiores. A parte de baixo da bancada, embaixo da cuba,  ficou sem armário para que a pessoa idosa possa ter espaço para as pernas e usar uma banqueta para lavar a louça.
O cooktop é de indução (aquece apenas a área da panela) e tem desligamento automático, evitando acidentes.


Olha aí o corredor. Nele ficam a lavanderia e o acesso ao banheiro. A lavanderia foi reduzida a armário com porta de correr. O puxador dessa porta é reforçado e serve como barra de apoio. 
Achei prático e ficou lindo, tudo escondidinho.


Nela tem máquina lava e seca, tanque pequeno, prateleira móvel, nichos e muita organização. As cores do apartamento são lindas: marrom (madeiras), verde acinzentado, branco e alguns toques de preto.


Olha esse banheiro!!! Repare nele!!! 
Ele tem box com barras de de segurança na horizontal e na vertical, banquinho fixo na parede, box com vidro. (se achar mais seguro, pode abrir da porta de vidro). A descarga tem acionamento automático....bom né?!!!
O vaso sanitário é suspenso, o que permite aumentar a altura dele em 10 cm para melhor acesso do(a) idoso(a). A decoração sofisticada ganhou toques pretos, azulejos decorados e uma bancada linda em estilo retrô.
E para fechar o banheiro, portas de correr de vidro, lindas, que vão até o forro!!!


Todas as imagens acima: https://arquiteturaeconstrucao.abril.com.br

Ainda no corredor, aspirador central para facilitar a limpeza do lar. Escrivaninha para as horas de leitura ou artesanato e acesso ao quarto, sem portas ou paredes formando obstáculos
E além disso tudo, a arquiteta ainda aumentou a altura das tomadas.
No quarto tem sensores de movimento que acendem o facho colocado na base do guarda-roupas.

Soluções práticas que podem mudar a vida dos idosos de hoje e a nossa amanhã!!!

Até mais!!!

0 Comentários