Pérgulas, pérgolas ou pergolados...

Você decide!

As pérgolas servem para quebrar a incidência direta do sol, deixando a área externa de uma casa linda e fresquinha. Como abrigo com vidro ou policarbonato para dias chuvosos ou suporte para trepadeiras, o pergolado é um recurso paisagístico muito agradável e acessível. Madeiras como a Itaúba, Garapeira e de demolição são bem utilizadas. Mas há estruturas de eucalipto, concreto e ferro, vale a sua imaginação.

Veja os pilares de concreto que lindo que ficam cobrindo este caminho. Esta foto é de Portugal.

Este pergolado abriga a churrasqueira toda revestida de madeira e tem vidro laminado como cobertura. 

Esta estrutura está abrigando o caminho externo de uma casa, acompanhando a linguagem de madeira usada nas aberturas e neste deck.

Imagem: hometrendy.org
Lembra da estrutura de ferro que eu tinha falado? Esta é uma delas. Linda, simples e curvada para dar mais movimento e sair do desenho tradicional de linhas retas de uma pérgola.

Imagem: hometrendy.org
Esta tem os pilares inclinados, apoiados nesta base de madeira formando desenhos; dá uma ar mais moderno além de ficar diferente. Olhe o tecido aplicado como um forro para amenizar a luz solar e deixar o espaço mais fresco sem perder a claridade.

Esta pérgola tem uma solução interessante: é composta por  2 pórticos próximos e de tamanhos diferentes, que suportam a estrutura das vigas de madeira. Esta é uma opção muito boa para pequenos espaços externos, pois o espaço fica livre sem pilares obstruindo a passagem.

Esta estrutura é de eucalipto tratado. Existem empresas especializadas para isso, pois são projetos que merecem atenção.

Imagem: cobrire.com.br
Veja como o paisagismo ganha harmonia com a madeira das pérgolas que delimitam espaços de lazer com banquinhos de concreto.

Espero que tenham gostado, bjins!

9 Comentários

  1. Parabéns pelo bom gosto... sou apaixonado por pergolados... qual o email de contato, estou em SP. Onde você está?

    Abs,

    Juraci Nascimento

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou da matéria. Meu e-mail é evelynluci@gmail.com. Estou no interior de SP. Fale comigo de novo e lembre de deixar seu contato.

    Até logo, Evelyn.

    ResponderExcluir
  3. simone mallmann12/9/12 12:04

    Parabéns realmente são lindos e sairam dos tradicionais, estou no inicio do meu curso de arquitetura e ubanismo. Gostaria muito de poder falar com você novamente.
    Simone
    holz.mallmann@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone, que bom que escreveu. respondi seu e-mail, ok? Bjs

      Excluir
  4. Amei se Deus quizer eu vou fazer um bem lindo em minha casa...............

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde.
    Na minha casa eu construi um pergolado de transição que liga a casa à edícula. É de madeira e tem uma cobertura de vidro. Eu quero cobrir com a trepadeira jasmim estrela e eu gostaria de saber o que é mais recomendado: deixar a trepadeira crescer por baixo ou por cima do vidro (enrolada nas vigas)?
    Obrigada
    Maria

    ResponderExcluir
  6. Oi Maria!

    Pode se por debaixo do vidro, assim tem como prender as raízes. Por cima, você pode perder o controle do crescimento da planta e o vidro pode ficar todo coberto, perdendo a intenção de meia sombra.

    Bjs, Evelyn.

    ResponderExcluir
  7. Achei lindos seu projetos,estamos abertos a parcerias

    forrodefibrasintetica.blogspot.com/

    ResponderExcluir