Claraboia - clareando ambientes...

Nada como aproveitar melhor aquilo que temos em abundância: a luz natural. As claraboias foram criadas para clarear e arejar ambientes que possuem deficiência nesses quesitos. As claraboias servem muito bem em ambientes sem janelas, às vezes acontece de algum ambiente ficar sem aberturas. É uma alternativa sempre bem vista e deve ser muito bem executada.

Imagem: www.norte41.org
Neste restaurante ela foi centralizada para melhor aproveitamento da luz. Para trazer modernidade e acompanhar a estrutura metálica da construção, a abertura ganhou traços em "X"para amenizar a intensidade da luz.
A
Nesta residência, a claraboia é a peça chave e de destaque para o spa. Vale lembrar que elas podem ser de vidro ou plástico, transparentes ou translúcidas, redondas, quadradas ou retangulares. Tudo vai depender do estilo da cobertura (laje e telhado) da sua casa.

B
Neste caso ela não precisa abrir, apenas iluminar. Repare na foto o formato dela. O interessante é que a laje é aproveitada como área de lazer, mesmo tendo a claraboia. Vale respeitar as indicações de cada fabricante para a sua casa.

C
Imagens A - C: www.casaemercado.com.br

Esta outra foto dá para termos uma dimensão maior da maravilhosa vista com a claraboia. Ela faz toda a diferença na hora do descanso, traz um calor ameno para o ambiente, além de economia de energia com a luz natural.

1
 Neste quarto, a claraboia foi posicionada bem em cima da cama. É importante saber a posição dela na cobertura para aproveitar bem a luz e a ventilação. 

2
Na cozinha elas ficam bonitas e muito funcionais. Um convite para passar mais tempo cozinhando para a família ou amigos. Para a iluminação noturna, pendentes  e spots estratégicos fazem a vez na decoração.

3
Imagine sua varanda assim. Lindas aberturas trazendo muito luz para o seu espaço preferido. Aqui, elas algumas lâmpadas. Repare que a luz também é aproveitada no interior da edificação pelas bandeiras (aberturas em cima das portas).

4
Imagens 1-4: www.homedit.com

No banheiro elas são ótimas. Trazem luz a um espaço totalmente úmido e que muitas vezes não tem janelas. Não é o caso deste. Aqui, a claraboia ilumina a área da pia e permite que a natureza faça parte do cômodo. Mas, observe, 
 as janelas não impedem a execução de claraboias nos espaços escolhidos. O importante é saber a função dela e tornar sua edificação mais prática.

Opções não faltam para aproveitar melhor a luz, né? 

Até a próxima!

0 Comentários