Cobogó!!! Conhece?

  E hoje eu venho falar desses elementos que são uma graça e estão em alta. O nome cobogó, nasceu da junção das primeiras letras dos sobrenomes de 2 comerciantes e 1 engenheiro, em 1929 em Recife. Imagina que legal isso naquela época. 
A inspiração da peça veio dos detalhes vazados dos muxarabis árabes, feitos em madeira.
Os cobogós eram feitos de barro ou cimento no começo, mas hoje já se encontra em cerâmica, cerâmica esmaltada, madeira, isopor e até vidro. Ele serve como complemento de muros e paredes, formando uma barreira arquitetônica e visual, sem impedir a circulação de ar (ventilação) e distribuição de luz num ambiente.
Mas, chega de conversa, vamos ver onde você pode usar eles!


Na área externa dá para colocar na fachada, na frente de alguma janela, para trazer privacidade.

No quintal, pode ser a decoração do espaço gourmet, fazendo parte da estrutura. 

     

Em casas ou apartamentos, o cobogó funciona muito bem na bancada ou ilha da cozinha.

Ou separando essa da área de serviço. Reparou? Eles não precisam ir até o teto!


Escolha os cobogós mais bonitos para colocar dentro de casa, com os esmaltados e os de gesso. O acabamento deles é melhor. Olha que lindo fica separando ambientes, criando um portal.


Olha outra opção, separando salas em um apartamento!
Os desenhos são bem variados, tem mais abertos e mais fechados, tem em várias cores e você pode personalizar mesclando cores.


Olha que lindo um canto com cobogós! O recorte moderno faz o interior conversar com o exterior com cautela e uma beleza impressionante, explore isso!


Mas se não quiser uma parede enorme de cobogós, pode ser assim, apenas num pedacinho específico do seu ambiente. Fico moderno e charmoso ao mesmo tempo!


E olha que lindo esses feitos em MDF, com apenas 3cm de espessura!!!
Dá para fazer lindas decorações.


No banheiro você pode colocar cobogó na parede como meio de ventilação do banheiro. Talvez seja preciso colocar uma tela do outro lado para evitar bichos e passarinhos.

                   
Imagem: br.pinterest.com                                                        Imagem: www.vivadecora.com.br

No banheiro da esquerda o cobogó enfeita um lavabo e tem espelho atrás dele. No da direita, a paredinha de cobogós separa a área molhada do box. A quem não goste dessa opção, pois molha o outro lado, etc., mas pode colocar vidro do lado de dentro do box, e fica tudo bem!

Quer ver mais sobre cobogó?
Visite AQUI e AQUI!

Boas opções não faltam... abuse delas!!!
Ótima semana! Beijos!!!

0 Comentários

Arq. Evelyn Luci

Eu fico muito feliz quando vejo que minhas ideias alcançam o obejtivo de bem estar e qualidade de vida dentro dos ambeintes e espaços que você decidiu construir ou renovar.